quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sermão I de C.Haddon Spougeon - Sobre A Salvação

OS CRISTÃOS SÃO GUARDADOS AGORA E GLORIFICADOS NA ETERNIDADE


"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis com alegria, perante a sua glória, ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e por todo o sempre. Amém. " (Judas 24-25).

No início de sua epístola, no versículo 5, Judas escreveu sobre faltas e falhas cometidas por pessoas muitos séculos antes. Primei­ro foram os israelitas no Velho Testamento. Eles foram mantidos em escravidão no Egito. Lá, não tinham liberdade alguma e eram obrigados a fazer coisas quase impossíveis. Então Deus os libertou. Ele abriu um caminho para eles através do Mar Vermelho em terra seca. Eles atravessaram a salvo para o outro lado e então as águas retomaram o seu curso. Os egípcios, que os tinham tratado tão mal, afogaram-se todos. Que maravilhoso livramento para Moisés e o povo de Israel, os quais louvaram a Deus pelo milagre que Ele havia realizado.
Não é surpreendente o fato de que logo os israelitas tenham esquecido o maravilhoso milagre que Deus havia operado a favor deles no Mar Vermelho? Eles até mesmo quiseram voltar para o Egito, ontem tinham sofrido tanto! Criaram outros deuses e os adoraram. Muitos milhares de pessoas atravessaram o Mar Verme­lho. Deus cuidou delas quando vagaram pelo deserto durante 40 anos. Entretanto, por terem sido desobedientes, todos eles morre­ram, antes de alcançar a terra prometida por Deus. Somente Calebe e Josué, dois homens de fé, chegaram a essa terra. Até Moisés e Aarão pecaram e não tiveram permissão para entrar na terra prometida.
Judas pensou sobre tudo isso, e então meditou a respeito de si próprio e dos outros crentes que conhecia. Tais reflexões devem tê-To deixado triste, porque todos os crentes são pecadores. Por que, então, ele estava feliz ao escrever estes versículos 24 e 25? Sentia--se feliz porque sabia que Deus levará aos céus com segurança todos os que Ele liberta da escravidão espiritual. Assim, Judas tinha que louvar a Deus e cantar: "Ora, aquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar...".
No versículo 6, Judas escreve sobre anjos. Não sabemos muito sobre anjos, mas acreditamos que são muito melhores e mais sublimes do que nós. Os anjos a respeito dos quais Judas fala, inclusive um chamado Lúcifer, são aqueles que caíram no pecado e foram expulsos do céu por Deus. Como podem os anjos cair e tornar-se perversos e impuros? A Palavra de Deus nos diz que isso realmente aconteceu. Será que o fato de pensarmos sobre os anjos que pecaram não nos faz temer que nós, também, podemos pecar da mesma forma? Sim, mas aqui está a verdade sobre à qual Judas está feliz o Senhor Jesus nos guardará! Às vezes, podemos cair em pecado, porém Ele vem e nos levanta de novo. Ele nunca desamparará os que creem nEle.
Judas não escreve a respeito de Adão nesta epístola, todavia eu gostaria de mencioná-lo. Deus fez Adão um homem perfeito. Ele era puro, bom e sem pecado. Tinha uma vida feliz e tranquila no jardim do Éden, onde Deus o havia colocado. Deus lhe disse para não comer o fruto de uma árvore especial do jardim. Adão foi desobediente. Ele comeu o fruto e pecou contra Deus. Então, Deus o expulsou do jardim. E assim, Adão precisou trabalhar, arduamen­te para produzir alimento, ou não teria nada para comer.
Devido Adão ter pecado, nós que descendemos dele também somos pecadores. Herdamos sua natureza; assim, como podemos esperar obedecer a Deus, posto que Adão fracassou? A única resposta é que o Senhor Jesus Cristo prometeu que, quando começar a operar em nossas vidas, Ele continuará até que tenha terminado a obra. Portanto, devemos louvar novamente com Judas: "Ora, aqueles que é poderoso para vos guardar de tropeçar...".
Mas havia algo mais na mente de Judas. Ele estava pensando a respeito do lugar onde pecadores e anjos foram lançados quando não foram guardados por Deus. Os israelitas incrédulos e desobe­dientes foram destruídos e também desceram às terríveis trevas do inferno. Devemos certificar-nos de que não somos incrédulos e desobedientes. Devemos estar sempre confiando em Deus, que nos salvou e prometeu guardar-nos.
Em seguida, no versículo 6, Judas escreve sobre anjos decaídos, que ele nos diz estarem em algemas e sob trevas. Eles serão mantidos lá até que Cristo venha para julgá-los e puni-los. Então, eles serão enviados ao inferno para sempre. Se o amor eterno de Deus não nos tivesse resgatado, nós também teríamos sido conde­nados, ao sofrimento em algemas, trevas e fogo por causa de nosso pecado. Só temos segurança por meio dAquele que é capaz de nos guardar de tropeços.
No versículo 7, Judas nos fala sobre as cidades de Sodoma e Gomorra. O sol estava se pondo ao anoitecer. As pessoas estavam felizes. Elas estavam rindo e se divertindo. A terra era férti 1 e o povo tinha tudo o que queria. Mas as pessoas nas cidades eram muito perversas, e Deus resolveu destruí-las. Depois que Deus levou para fora Seu servo Ló com sua família, Ele destruiu as cidades com fogo e enxofre. Abraão podia ver a fumaça das cidades em chamas, ainda que habitasse muito longe. O Mar Morto agora cobre o lugar onde estava essas cidades. Nada pode viver naquele mar. Isto demonstra o juízo de Deus. E então, contra essas sombrias circuns­tâncias, Judas lembra novamente que assim como Deus guardou Ló da destruição, assim também guardará Seu próprio povo.
No versículo 13 da epístola, Judas escreve sobre os terríveis pecados daqueles que pareciam crer em Cristo, mas na realidade não criam. Eles são chamados apóstatas. Estremecemos ao pensar sobre o que acontece com tais pessoas. Elas não são capazes de se manter no caminho de Deus, porque não confiam realmente em Cristo, o único que pode salvá-las e guardá-las. Assim, quando pecam elas se tornam tremendas pecadoras, o que é algo pavoroso de se imaginar. Vocês devem ter certeza de que verdadeiramente crêem. Então, com Judas, continuarão confiando em Cristo, que é "poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis com alegria perante a sua glória."
Observemos as bênçãos de que Judas fala. Ele diz que o Senhor Jesus Cristo tem poder para fazer três coisas:

1. Antes de tudo, Ele tem poder para guardá-los de tropeços, enquanto vocês andam pelo perigoso caminho que vai da terra aos céus. Quando escalamos montanhas, há estreitos atalhos, às vezes com um íngreme precipício em um dos lados. Se déssemos um passo errado, poderíamos cair em um imenso abismo. O mesmo acontece com nossas vidas espirituais. O caminho muitas vezes é difícil e escorregadio. Seria muito fácil tropeçar se o Senhor Jesus não mantivesse nossos pés firmes no chão. Quando andamos com segurança, portanto, devemos dar toda a glória a Deus que está nos guardando.
Mesmo os verdadeiros crentes são muito fracos. Vocês não são capazes de viajar por si próprios. Vocês não são capazes de ver os perigos ocultos. Precisam que o Senhor Jesus cuide de vocês e evite que caiam. Além disso, vocês têm inimigos que se escondem ao lado da estrada, prontos para aparecer e derrubá-los. Somente o Senhor Jesus pode protegê-los dos inimigos que estão sempre esperando para destruí-los. Não deveríamos louvar "aquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar"?
Ainda que sejamos tão fracos, Ele nos levará ao céu. Este mundo em que vivemos não é nosso lar. Muitas vezes gostaríamos de deixá-lo, pois a vida aqui se torna muito difícil. Gostaríamos de ir para nosso lar celesl i al. O Senhor Jesus tem poder para nos levar lá! Ele lutará contra nossos inimigos para nós. Jesus nos guardará de cair no pecado, e levará todos aqueles pelos quais Ele morreu para a terra celestial. Ninguém será deixado para trás. Estaremos segu­ros e felizes com Ele para sempre. O Senhor Jesus nos apresentará a Deus e estaremos com aqueles que alcançaram o céu antes de nós.

2. Em seguida, devemos notar que quando formos apresentados a Deus, estaremos imaculados. Como poderemos nós, que somos pecadores, estar sem faltas? Ã única resposta é que nosso Salvador é muito poderoso e Sua obra é sempre perfeita. Por mais pecadores que vocês sejam, se Cristo, em Sua misericórdia e graça, opera em seus corações de forma que vocês acreditem nEle, Ele os lavará em Seu sangue; isto significa que Cristo oferece Sua morte como pagamento pelos seus pecados. Vocês podem ter sido bêbados, ladrões ou adúlteros; mas agora, tendo nascido de novo por causa do que Cristo fez, aos olhos de Deus vocês serão puros, limpos e cândidos.
Mas há algo mais. Não basta que um homem esteja sem faltas, sem pecados. Ele precisa ter boas qualidades também. Ele não chegará ao céu somente porque seu pecado foi perdoado. Ele deve também ser obediente aos mandamentos de Deus. Entretanto como não temos poder para guardar a lei de Deus perfeitamente, como podemos esperar que chegaremos ao céu? Apenas porque o Senhor Jesus Cristo viveu uma vida perfeita a nosso favor. Ele guardou a lei de Deus, e Deus em Sua grande misericórdia considera a obediência de Cristo com relação à Sua lei como se fosse nossa própria obediência. Ele a atribui a nós.
Assim, duas coisas aconteceram. Cristo morreu pelos nossos pecados para que pudéssemos ser perdoados; Cristo viveu uma vida perfeita, e agora Deus nos olha como se tivéssemos levado uma vida assim, e Ele nos aceita.

3. 0 melhor de tudo, porém, é o fato de que Deus nos tomará em novas pessoas. Por causa de Cristo, Deus nos aceita como inculpáveis e bons. Então, Ele também coloca em nossos corações o desejo de sermos santos e bons. Enquanto vocês viverem na terra, embora não queiram pecar, ainda assim a maldade estará em seus corações, tentando fazer com que cometam coisas pecaminosas que na verdade não querem. Em Romanos, capítulo 7, o apóstolo Paulo nos diz que quando quis fazer o bem, o mal estava presente nele, e ele fez o que detestava.
Um dia, todo o mal em vocês terá desaparecido para sempre. Isto só acontecerá quando estes corpos pecaminosos morrerem e esti­vermos com nosso Salvador no céu. Quando O virmos, seremos como Ele. Que alegria será para nós! Portanto, devemos dizer novamente com Judas: "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar... glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos."
Quando chegarmos ao céu, entenderemos muito mais do que agora. Olharemos para trás e veremos todas as vezes nos quais fomos guardados de cair no pecado. Louvaremos o Senhor Jesus que nos guardou. Mas mesmo agora, nesta vida, devemos lembrar que Ele nos segura firmes, e não nos abandonará.
Em seguida, vejamos como o Senhor Jesus nos apresentará diante de Deus. Judas diz que será com muita exultação. Quem vocês acham que sentirá essa exultação? Todo cristão sincero e sentirá. Todos os que já leram a Bíblia cuidadosamente conhecem a Parábola do Filho Pródigo. Quem estava mais feliz na festa que o pai preparou para seu Filho que agora voltara para casa? O filho pródigo. Ele mal podia acreditar que seu pai ainda conseguia ama­do depois de ter sido tão ingrato e pecador.
O mesmo acontecerá conosco quando Deus, nosso Pai, nos trouxer para o lar que preparou para nós no céu. Olharemos para nossas vidas na terra. Pensaremos como fomos ingratos e como nos afastamos do Senhor Jesus Cristo. Então pensaremos como ainda assim Ele nos amou e por fim nos trouxe ao céu. O pecado, a tentação e o diabo, que sempre foram nossos inimigos, terão desaparecido, e seremos mais felizes do que jamais pensamos que poderíamos ser. Vocês deveriam estar muito felizes agora também, ao lembrarem que quando os problemas da vida acabarem, vocês serão felizes no céu eternamente.
O obreiro cristão também será feliz. Quando ele chegar ao céu será humilde, bem como exultante. Verá ali aqueles para quem ele havia falado a respeito do Senhor Jesus Cristo. Eles creram em Jesus e foram levados ao céu também. Os obreiros cristãos estarão cheios de júbilo e dirão: "Aqui estou eu e os filhos que me deste; a ti louvor".
Os anjos também terão grande alegria. A Bíblia diz que há júbilo no céu por todo pecador que se arrepende. Assim, como será imensa a alegria deles quando um número incalculável de pecado­res arrependidos, todos perfeitos e sem culpas, for trazido com segurança para o céu!
Pecadores, obreiros cristãos, anjos, todos terão muita alegria. Mas quem estará ainda mais exultante? O próprio Senhor Jesus Cristo estará mais feliz que todos. Todo o Seu povo chegou em casa a salvo. Com segurança, Cristo libertou de cada perigo todos os que Lhe foram dados por Seu Pai. O propósito de Deus foi cumprido e todo Seu povo eleito foi completamente salvo. Cada promessa feita por Deus Pai e por Deus Filho foi cumprida. Assim, naquele dia ninguém estará mais feliz do que o Senhor Jesus Cristo. Ele veio à terra para viver e morrer por nós, a fim de que nos céus pudéssemos ser Sua noiva. A Bíblia diz: "... como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus" (Is. 62:5). Que dia de júbilo será aquele! Diz Isaías: "Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma, e ficará satisfeito".
Toda a Igreja estará no céu, reunida de toda as nações, sem mancha alguma e completa. Nenhum crente estará faltando. Os cristãos não estarão lá por causa de algo de bom dentro deles, mas devido à aliança feita entre Deus o Pai e o Senhor Jesus Cristo. Inúmeros pecadores serão salvos, guardados de tropeços e por fim trazidos à presença de Deus , porque essa aliança não pode ser rompida.
E então, finalmente, o próprio Deus terá infinito regozijo. Está escrito no livro de Sofonias, no Velho Testamento: "O Senhor teu Deus... se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo". Acho que esta é uma das mais maravilhosas passagens da Bíblia. Quando o mundo foi feito, as estrelas da manhã exultaram de alegria, mas Deus disse apenas que "era bom". Ele não Se regozijará até que todas as pessoas escolhi­das encontrem-se ao redor de Seu trono. Então, até Deus, o Pai Eterno, entoará uma esplêndida canção.
Há mais uma reflexão que eu gostaria de acrescentar. Tudo o que dissemos é verdade para todos dentre vocês que são crentes. Para todos vocês, é verdade que Ele os guardará de tropeços e os apresentará "com exultação, imaculados diante da sua glória". Então, vocês devem entoar juntos esta canção: "... ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre. Amém."
Ao mesmo tempo, quando pensarem em sua segurança em Cristo, não esqueçam suas atuais fraquezas. Quero que saibam que por si próprios vocês não têm poder para obedecer a Deus por um só minuto. O poder gracioso de Deus por si só irá guardá-los. Cristo prometeu trazê-los com segurança para o céu, e Ele certamente fará isso. Vocês estão seguros nas mãos de Cristo. Nenhum inimigo de Deus pode arrancá-los de Cristo.
E quanto àqueles dentre vocês que ainda não sabem que foram salvos pela graça de Deus? Meu desejo é que vocês não confiem em si próprios ou em algum bem que acham que podem fazer, mas quero que confiem em Cristo. Vocês podem se arruinar e acabar indo ao inferno, porém não se podem salvar e ir ao céu. Somente Cristo pode salvá-los. Confiem suas vidas Àquele(que é poderoso para guardá-los de tropeços. Se vocês morrerem como estão, certamente perecerão. Só Cristo pode salvá-los. Somente Ele pode torná-los imaculados e levá-los ao céu. Ele é capaz de fazer isso por vocês. Cristo derramou Seu sangue na cruz a fim de abrir um caminho para vocês virem ao céu. Confiem no poder de Seu sangue e estarão salvos de seus pecados e impurezas. Levantem os olhos para Cristo com uma fé simples, para que possam chegar ao céu e cantar com todos os remidos do Senhor: "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre. Amém."
Do livro Sermões Sobre a Salvação.Edit.PES- 1992

Min.Ev.Carlos Cesar Bittencourt.19-12-13











Uma Oração do Missionário Chinês Watchman Nee

Ó Senhor, Sendo amado, que mais posso eu fazer
Além de me separar de todas as coisas
Para poder servir-Te?

Daqui em diante,
Ninguém poderá usar minhas mãos, ou pés,
Ou boca, ou ouvidos;
Pois estas minhas mãos
São para fazer as Tuas obras,
Meus dois pés para andar em Teu Caminho,
Minha boca para cantar os Teus louvores,
E meus ouvidos para ouvir a Tua voz".

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

UMA ORAÇÃO DE GEORGE HERBERT (1593-1633)


Senhor, como pode o homem pregar a Tua palavra eterna?
Ele é vidro frágil e imprestável.
No entanto, no Teu templo Tu lhe conferes
Esse lugar glorioso e transcendente,
A ser uma janela por Tua graça.
Mas quando temperas no vidro a Tua história,
Fazendo Tua Vida brilhar dentro
Do Teu sagrado pregador, então a Tua Luz e a Glória
Mais reverenciadas se tornam, e mais ganho trazem,
O que sem isso seria diluído, desanimador e tênue.
Doutrina e vida, cores e luz em um
Quadro se combinam e se fundem, produzem
Estima forte e admiração; mas a fala somente
Desvanece como uma coisa em chamas
E no ouvido soa, não na consciência.



O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE CONDUZIR, CULTUAR, FABRICAR E FAZER ORAÇÕES A IMAGENS.

 Baseado no Livro de Isaías e referências.

Seis Fatos importantes a serem considerados:

01 - A ignorância dos que levam imagens em procissão. Isaias, 45.20
02 - Religião de hipocrisia, que consiste em cerimônias, rituais, recitação de invocações e preces escritas, mas destituídas de moral e vida exemplar de seus adeptos. Isaías  29.13
03 – São seitas que dizem servir a Deus e crerem em Jesus Cristo, mas escondem suas intenções reais. Isaías, 29.15; Colossenses, 2.23.
04 – Deus mudará o coração daqueles que confiarem em Jesus. Isaías, 29.18 e 19.
05 – Os adoradores de imagens são chamados a se converterem. Isaías, 31: 6 e 7
06  - O Espírito de Deus transforma o coração desesperado, infeliz, sem rumo, sem luz. Isaías, 31.15

O QUE A ADORAÇÃO DE IMAGENS CAUSA NA SUA VIDA


01 - Pecado de desobediência aos 1º e 2º Mandamentos da Lei de Deus: ”Amar a Deus acima de todas as coisas”, e “Não fazer imagens de escultura e dar-lhes culto.” Êxodo 20: 3 e 4, e nos apócrifos, Sabedoria, capítulo 3, e Baruc, capítulo 5, na Bíblia Católica.
02 – Causa ignorância, cegueira espiritual, e intelectual, Isaías 42:20
03 - Gera confusão mental dos que comerciam e as seguem. Isaías 44:9
04 - Os demônios usam os ídolos para prender pelo medo e obrigações as pessoas entorpecendo a sua boa fé.E desviando da fé verdadeira.Isaías 44:19 e 25; I Coríntios 10:14, 19 a 21;
05 - Causa frustração da esperança, engano da mente, e das emoções para que não aceitem e vejam a verdade. João 14:6
06 – Deus desmascarará os feitiços, engôdos, falsos milagres e adivinhações dos seus falsos mestres, e os enlouquecerá. Isaías 44:25
07- Deus mostrará aos homens cultos e idólatras o seu erro. Isaías cap. 25
08 – É pecado de rebeldia lutar contra a Verdade de Deus. Isaías 44:29
09 – Os idólatras serão afrontados, envergonhados, e confundidos pelo seu engano. Isaías 45:16,24.
10 – Exortação e promessas aos que deixarem os ídolos e seus seguidores. II Coríntios 6:14 a 18.
11 – Advertência aos astrólatras, que creditam poderes aos astros. Deuteronômio 4:19,20; Isaías 47:12 a14 

A Bíblia Esclarece e revela, quem é e como é o Deus Vivo.

01 - Deus dá a Sua Paz e Segurança a quem Nele confia e o busca. Isaías 26: 3,4,9; 27:3.
02 - Deus é fiel nas coisas que fala, promete e dá provas disso. Isaias 38:7; 45: 23.
 03 – Nada se compara a Deus: Isaías 49: 18 a 25; Êxodo 20:4; Deuteronômio 4:15 a 18; 19, 23 a 35.
04 – Deus é Espírito, e por isso não está sujeito às leis naturais, e às necessidades comuns ao ser humano. Isaías 40: 28 a 31; João 4:23,24; 11:João 5: 24 a 26; João 11: 25 a 27;

Observe esse texto tirado de uma versão da Bíblia Católica:

Deuteronômio 4:1 a 9 
Exortação à obediência
 1 Agora, Israel, ouça os estatutos e normas que eu hoje lhes ensino a praticar, a fim de que vocês vivam e entrem para possuir a terra que Javé, o Deus de seus antepassados, vai dar a vocês. (Lv 19:37; Lv 20:8; Lv 22:31; [Sl 105:45]);
 2 Não acrescentem nada ao que eu lhes ordeno, nem retirem coisa nenhuma. Observem os mandamentos de Javé, seu Deus, do modo como eu lhes ordeno.( Dt 12:32; Pv 30:6; Ap 22:18); [Ap 22:19];
 3 Vocês viram com os próprios olhos o que Javé fez em Baal-Fegor: Javé seu Deus exterminou do seu meio todos os que seguiram a Baal de Fegor.( Nm 25:4; Js 22:17;)
 4 Vocês, porém, permaneceram apegados a Javé seu Deus, e por isso hoje estão todos vivos.
 5 Vejam! Estou lhes ensinando estatutos e normas, como Javé meu Deus me ordenou, para que vocês os coloquem em prática na terra onde estão agora entrando, a fim de tomarem posse dela.
6 Portanto, coloquem tudo em prática, pois isso tornará vocês sábios e inteligentes diante dos povos. Ao ouvirem todos esses estatutos, os povos comentarão: "Que povo é tão sábio e inteligente como essa grande nação?" [Sl 149:9];
 7 De fato, que grande nação tem um Deus tão próximo, como Javé nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? Dt 26:19; [Ex 33:16]; [2Sm 7:23]; [1Cr 17:21];
8 Que grande nação tem estatutos e normas tão justas como toda esta lei que eu lhes proponho hoje?
 9 Apenas tenha cuidado! Preste muita atenção em sua vida para não se esquecer dos acontecimentos que seus olhos viram e que eles nunca se apartem de sua memória, nenhum dia da sua vida. Ensine-os a seus filhos e a seus netos. Dt 6:7; Dt 11:19; [Sl 78:5]; [Sl 145:4

Você tem feito isso que está escrito aqui? Se tem sido ensinado a trocar a palavra idolatria por latria, não importa peça perdão e entregue sua vida a Jesus Cristo.

Min. Ev. Carlos Cesar Bittencourt.

CRER OU REJEITAR A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO. Texto João 3: 36.


Evangelho de João Capítulo 3:36, em várias versões da Bíblia em Português.
NVI
36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". Jo 3:16; Jo 6:47; 1Jo 5:10; [Jo 3:15]; [Jo 11:25]; [At 16:31]; [Rm 1:17];
NTLH 36 "Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus." Jo 3:16; Jo 6:47; 1Jo 5:10; [Jo 3:15]; [Jo 11:25]; [At 16:31]; [Rm 1:17].

ARC
(36) Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Católica
(36) Aquele que acredita no Filho, possui a vida eterna. Quem rejeita o Filho, nunca verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele.
VIVA
(36) E todos os que confiam nEle, - o Filho de Deus - como Salvador, têm a vida eterna; aqueles que não crêem nem obedecem a Ele nunca verão o céu; pelo contrário, a ira de Deus permanece sobre eles".
LTT
(36)  Aquele [que está] crendo  no Filho tem a vida eterna; mas aquele [que] não [está] crendo- submetendo-se ao Filho não verá [a] vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.

Pequeno Comentário:
João Batista, se satisfez por completo com o lugar e a obra designados, mas Jesus veio para uma obra mais importante. Ele sabia que Jesus cresceria em honra e influência, porque seu reino e sua paz não teriam fim, enquanto que a ele o seguiriam cada vez menos. João sabia que Jesus veio do céu como o Filho de Deus, enquanto ele era um homem mortal e pecador, que somente podia falar das coisas mais simples da religião. As palavras de Jesus eram a palavra de Deus; Ele tinha o Espírito, não segundo a medida como os profetas, senão em toda sua plenitude. A vida eterna pode ter-se somente pela fé nEle, e assim só pode ser obtida; mas não podem participar da salvação todos os que não crêem no Filho de Deus, e a ira de Deus está sobre eles para sempre.

Comentário: 
Quão grande é o pecado dos incrédulos! Deus enviou a Um que era o mais amado por Ele, para salvar-nos; e não será o mais amado para nós? Quão grande é a miséria dos incrédulos! Já foram condenados. O que fala de uma condenação certa, uma condenação presente. A ira de Deus agora desaba sobre eles; e os condenam seus próprios corações. Também existe uma condenação baseada em sua culpa anterior; eles estão expostos à lei por todos os seus pecados; porque não estão interessados por fé no perdão do evangelho. A incredulidade é um pecado contra o remédio. Brota da inimizade do coração do homem para com Deus, do amor ao pecado em alguma forma. Leia-se também a condenação dos que não querem conhecer a Cristo. As obras pecadoras são as obras das trevas. O mundo ímpio se mantém longe desta luz como pode, não deseja que suas obras sejam reprovadas. Cristo é odiado porque amam o pecado. Se não odiassem o conhecimento da salvação, não ficariam contentes na ignorância condenadora.
Por outro lado, os corações renovados dão as boas-vindas à luz. Um homem bom age verdadeiramente e sinceramente em todo o que faz. Teve lugar uma mudança em todo seu caráter e conduta. O amor a Deus é derramado em seu coração pelo Espírito Santo, e chega a ser o princípio reitor de suas ações. Na medida em que continue sob uma carga de culpa não perdoada, somente pode ter um temor servil a Deus; porém, quando suas dúvidas se dissipam, quando vê a base justa sobre a qual se edifica seu perdão, o assume como se fosse próprio, e se une com Deus por um amor sem fingimento. Nossas obras são boas quando a vontade de Deus é a regra delas, e a glória de Deus, sua finalidade; quando se fazem em Seu poder e por amor a Ele; a Ele, e não aos homens.
A regeneração, ou o novo nascimento, é um tema do qual o mundo tem aversão; contudo, é o grande ganho em comparação com o qual todo o resto não é senão ninharias. Que pode significar que tenhamos comida para comer em abundância, e uma variedade de roupas para usar, se não formos nascidos de novo? Se depois de umas quantas manhãs e tardes passadas em alegria irracional, prazer carnal e desordem, morrermos em nossos pecados e jazermos na dor? De que vale que sejamos capazes de desempenhar nossa parte na vida, em todos os outros aspectos, se no final ouvirmos da parte do Juiz Supremo: "Afastai-vos de mim, não vos conheço, operadores da maldade"?

 Compilado por Min.Ev.Carlos Cesar Bittencourt.

TRÊS ELEMENTOS PRINCIPAIS PARA A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS,E TÓPICOS AFINS.

TEXTOS BÍBLICOS PARA O ESTUDO:
Rom. 3: 24 - 25 E são justificados gratuitamente pela Sua Graça, pela Redenção que há em Cristo Jesus. Deus o propôs para propiciação, pela fé no Seu sangue, para demonstrar a Sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a tolerância de Deus.

Os elementos básicos estabelecidos para salvação conforme escrito pelo Apóstolo Paulo na Epístola aos Romanos são:

 A Graça - Tito 2: 11 Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.
Graça significa, primeiramente, favor, ou a disposição bondosa da parte de Deus. ( Favor não merecido )
A graça de Deus aos pecadores revela-se no fato de que ele mesmo pela expiação de Cristo, pagou toda a pena do pecado. Por conseguinte, ele pode justamente perdoar o pecado sem levar em conta os merecimentos ou não merecimentos.
A graça manifesta-se independente das obras dos homens.
A graça é conhecida como Fonte da Salvação.

O Sangue -  I Jo. 1: 7 O sangue de Jesus Cristo , seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Em virtude do sacrifício de Cristo no calvário, o crente é separado para Deus, seus pecados perdoados e sua alma purificada. Sangue é conhecido como a Base da Salvação.


A Fé -  Ef. 2: 8 - 9 Pois é pela graça que sois salvos, por meio da
Fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Pela fé reconhece o homem a necessidade de salvação, e pela mesma fé é ele levado a crer em Cristo Jesus.
Heb. 11: 6 Ora, sem Fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
A Fé conduz-nos ao Salvador, a Fé coloca a verdade na mente e Cristo no coração. A Fé é a ponte que dá passagem ao mundo espiritual, por isso concluímos que a Fé é o Meio para a Salvação.

1 - A QUEDA DO HOMEM, ATRAVÉS DO PECADO

A queda de Adão e Eva é apresentada, literalmente, na Bíblia, de modo explícito. Não foi um relato teórico ou figurativo, mas histórico. Por isso, entendemos que o pecado de nossos primeiros pais foi um ato involuntário de sua própria vontade e determinação. E claro que a tentação veio de fora, da parte de Satanás, que os instigou a desobedecer à ordem de Deus. Concluímos, pois, que a essência do primeiro pecado está na desobediência do homem à vontade divina e na realização de sua própria vontade. O seu pecado foi uma transgressão deliberada ao limite que Deus lhe havia colocado.

2 - AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA

O Pecado afetou a vida física e espiritual do homem. Paulo escreveu aos Romanos: "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte" (Rm 5.12). A morte física se tornou, então, a consequência natural da desobediência de Adão, e a espiritual se constituiu na eterna separação de Deus, (também chamada de morte eterna). O Criador foi enfático no Jardim: "Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.17).
O pecado afetou a vida espiritual do homem. "O salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). Adão não morreu no mesmo dia em que pecou, mas, perdeu a possibilidade de viver e também perdeu a imagem de Deus em sua vida. Isto implicou, no rompimento da comunhão com o Criador, e causou-lhe a "morte espiritual", no momento exato que pecou.



3 - A DOUTRINA DA SALVAÇÃO:

OS 2 PASSOS PARA A SALVAÇÃO:
os textos bíblicos para estudo


Mat. 4: 17 Daí por diante passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei - vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mat. 18: 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis, no reino dos céus.

Cristo chegara ao mundo, vindo do seio do Pai. Podia descrever as glórias do céu para comover os homens. Mas a sua mensagem era a mesma: Arrependimento e Conversão.

1º - Arrependimento.  
O verdadeiro arrependimento envolve a pessoa toda, todo o seu ser, toda a sua personalidade. Arrependimento não é apenas mudança de pensamento.
João 3:3 . Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
“Nascer de novo”, significa, um novo ser, uma nova pessoa, ou seja uma nova personalidade.

2º -
Conversão é uma palavra usada para exprimir o ato do pecador, abandonando o pecado, para seguir a Jesus.
A conversão pode e deve repetir-se todas as vezes em que o homem pecar e afastar-se de Deus, porque ela consiste no ato de abandonar o pecado e aproximar-se de Deus.
Emprega-se, geralmente, a palavra conversão para significar aquela primeira experiência do homem, abandonando o pecado para seguir a Cristo.

Compilado de várias fontes anônimas por Min. Ev. Carlos Cesar Bittencourt.

domingo, 8 de dezembro de 2013

O TEXTO ÁUREO DA BÍBLIA :João 3:16 ; REFERÊNCIAS E COMENTÁRIOS


João 3:16, 17,18. Em diversas versões da Bíblia em Português.
NVI
16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Rm 5:8; Rm 8:31; 1Jo 4:9; Jo 3:36; Lc 19:10; 1Jo 5:10; [Jo 4:14]; [Jo 6:27]; [Jo 6:40]; [Jo 6:47]; [Jo 6:54]; [Jo 11:25]; [At 16:31]; [Rm 8:32

17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Lc 9:56; Jo 9:39; Jo 12:47; 1Jo 4:14;
 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Jo 5:24; Jo 6:40; Jo 6:47; Jo 20:31; [Mc 16:16]; [Jo 12:48];
NTLH
16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna
 17 Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo
18 "—Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus." 
VIVA
16 Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna
 17 Deus não enviou o Filho dEle para condenar o mundo, mas para salvá-lo. 

18 Não há condenação eterna reservada para aqueles que confiam nEle como Salvador. Mas aqueles que não confiam nEle como Salvador, já foram julgados e condenados por não crerem no Filho único de Deus. 
LLT
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho, o [Seu] unigênito , para que todo aquele [que está] crendo  nEle (no Filho) não se faça perecer, mas tenha [a] vida eterna.  
17 Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condene o mundo, mas para o mundo ser salvo através dEle (o Filho). 
 18 Aquele [que está] crendo  nEle (no Filho) não é condenado; mas aquele [que] não [está] crendo [nEle] já tem sido condenado, porquanto não tem crido para dentro do nome do unigênito  Filho de Deus. 
ARC
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ; 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Católica
  (16) Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna.
 (17) De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele.
 (18) Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.

Pequeno Comentário:
Jesus Cristo veio a salvar-nos curando-nos, como os filhos de Israel picados por serpentes ardentes foram curados e viveram ao olharem para a serpente de bronze (Nm 21.6-9). Observe-se nisto a natureza mortal e destruidora do pecado. pergunte-se a consciências vivificadas, pergunte-se a pecadores condenados, os que dirão que, por encantadoras que sejam as seduções do pecado, afinal mordem como serpentes. Veja-se o remédio poderoso contra esta doença fatal. Cristo nos é proposto claramente no evangelho. Aquele ao qual ofendemos é nossa Paz, e a maneira de solicitar a cura é acreditar. Se algum até agora toma levianamente a doença do pecado ou o método de cura de Cristo, e não O recebe nas condições que Ele propõe, sua ruína pende sobre sua cabeça. Ele disse: Olhem e sejam salvos, olhem e vivam; alcem os olhos da fé a Cristo crucificado. Enquanto não tenhamos a graça para fazer isto, não seremos curados, mas continuaremos feridos pelos aguilhoes de Satanás e em estado moribundo.

Jesus Cristo veio a salvar-nos perdoando-nos, para que não morrêssemos pela sentença da lei. Eis aqui o evangelho, a verdade, a boa nova. Eis aqui o amor de Deus ao dar seu Filho pelo mundo. Tanto amou Deus o mundo, tão verdadeiramente, tão ricamente. Olhem e maravilhem-se de que o grande Deus ame um mundo tão indigno!

Aqui, também, está o grande dever do evangelho: crer em Jesus Cristo. Tendo-o dado Deus para que fosse nosso Profeta, Sacerdote e Rei, nós devemos dar-nos para sermos governados e ensinados, e salvos por Ele. eis aqui o grande benefício do evangelho, que quem quiser que creia em Cristo não perecerá, mas terá a vida eterna. Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo, e desse modo, o salvava. Não podia ser salvo senão por meio dEle; em nenhum outro há salvação.

Disto tudo se mostra o prazer do crente verdadeiro: o que crê em Cristo não é condenado. Embora tenha sido um grande pecador, não é tratado segundo o merecem seus pecados.


MUNDO (Dic.Almeida.)
1) A terra (Sl 24.1).
2) O conjunto das nações conhecidas (1Rs 10.23, RA).
3) A raça humana (Sl 9.8; Jo 3.16; At 17.31).
4) O universo (Rm 1.20).
5) Os ímpios e maus, que se opõem a Deus (Jo 15.18) e têm o Diabo como seu chefe (Jo 12.31).
6) Os habitantes do Império Romano (Lc 2.1).

Mundo (Dic. de Jesus e dos Evangelhos)
1. O universo, o cosmo (Jo 1,10; 17,5; 21,25).
2. O lugar onde o ser humano habita (Mt 4,8; 16,26; 26,13; Lc 12,30).
3. O gênero humano que está perdido e é mau (Jo 12,31; 14,30), mas a quem Deus ama e manifesta seu amor ao enviar seu Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha vida eterna (Jo 3,16; 1,29; 6,51). Jesus vence o mundo entendido como humanidade má e decaída, oposta a Deus e a seus desígnios (Jo 3,17; 4,42; 12,47; 16,11.33). Os discípulos estão neste mundo, todavia não participam dele (Jo 8,23; 9,5; 17,11.15ss.). Sinal disso é que se negam a combater (Jo 18,36).
4. O mundo vindouro é o Olam havah hebraico, o novo tempo, a nova era que se inaugurará após o triunfo definitivo do messias (Mt 12,32; Mc 10,30; Lc 20,35).

Min. Ev. Carlos Cesar Bittencourt.



Resposta ao "Santo Sudário"

A Igreja Católica Apostólica Romana, diz que o homem do santo sudário é Jesus. Só não falam que essa igreja que dá mais valor às alegorias, e relíquias fantasiosas do que aos ensinos de Jesus, que desprezam o fato de que o sudário é posterior ao tempo de Cristo. Mesmo se não fosse, quero lembrar-vos do fato histórico que nos ano 70 DC, os romanos crucificaram mais de 2000 judeus por ocasião do cerco a Jerusalém, segundo Flavio Josefo, judeu e historiador que testemunhou esses fatos. Apesar da comprovação da data posterior, poderia ser de qualquer judeu. Logo, o sudário é tão de Jesus Cristo quanto a sepultura de um crucificado achada na Índia tempos atrás, com pés e mãos marcados pelos cravos, que alguns citaram como prova que Jesus viveu e morreu na Índia. Poderiam ser mais humildes, dizendo que é um material valioso para todo o cristianismo, não constitui verdade, pois só os livros de história, chamam o catolicismo de “cristianismo.”
Min .Ev. Carlos Cesar Bittencourt.
Conselho para os que pregam o evangelho de casa em casa, na escola, no trabalho, na condução:
II Timóteo 2: 25.26 –“ corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.ARC
“Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.” ACF

“Seja humilde quando estiver procurando ensinar aqueles que estão confusos a respeito da verdade. Porque se você lhes falar com brandura e mansidão, é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam no que é verdadeiro. Então eles cairão em si e escaparão da armadilha de escravidão ao pecado, que Satanás utiliza para apanhá-los sempre que ele quer, e então poderão começar a fazer a vontade de Deus.” Bíblia Viva

Pensamentos I:

Decidi servir a Deus, mas, isso é impossível, sem comprometimento com meu próximo, inclusive os necessitados. Se não amamos ao nosso irmão que vemos, quanto mais a Deus que não enxergamos. I João 4:20 b. Há  Dez mandamentos, três se referem a Deus, sete ao nosso próximo, porque será?

 Nós, evangélicos, precisamos voltar a pregar e ensinar o bom e verdadeiro,” velho” Evangelho das Boas Novas, todos os dias, de casa em casa, à tempo e fora de tempo. Leia o Livro de atos dos Apóstolos, os primórdios da Igreja. " Jesus Salva, Cura, Liberta, dá Dons ao seus filhos, e voltará para levar a Sua Igreja."

Como diz Paulo Apóstolo, não julgo ter alcançado tudo que Deus prometeu, mas creio que é possível alcançar todas as metas de sua Palavra, neste e no mundo vindouro!

Nós que pregamos o Evangelho, precisamos estudar mais e fazer distinção, entre Cristianismo e Humanismo, pseudo-filosofias,  e realidade, Teologia, doutrina devocional e Homilética. Licença poética e verdades bíblicas.
 The more I reed the Bible, more I need Knowledge.
How is so great Your Mercyfull, our Almithy God, save, cure and gave new life for us in Jesus Christ. I think about the God gifths, that He gave me, for aid the people.

Há Compatibilidade, Segundo a Bíblia entre a Psicoterapia e o Aconselhamento Pastoral?

Prá vocês irmãos que gostam de estar antenados em tudo, estou pesquisando material do prof. Dr.Sigmund Kock e outros estudiosos, que em 7 volumes, (em inglês) discutiram com respaldo das American Association of Psiquiatry e A.A.Psicology, sobre a pretensão da Psicologia como ciência. E dos mais de 300 distúrbios psicossomáticos, os quais nenhuma sociedade e ou publicação científica de renome, referendou como existentes. Vou colocar o resumo no Face. Brevemente  aqui no Blog.

Antes  que psicólogos clínicos e outros profissionais receitem remédios para doenças fictícias.
Min. Ev. Carlos Cesar Bittencourt
Estudo Bíblico para  Sermão:Uma Mulher Chamada Maria.

Texto: Evangelho de Lucas 1:26 a 38
26  Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
 27  a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
 28  E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.
 29  Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.
30  Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.
31  Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
 32  Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
33  e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
 34  Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?
 35  Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.
 36  Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
 37  porque para Deus nada será impossível.
 38  Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
Comentários:
1.27, 28;  Maria era jovem, pobre e mulher, características que para a gente de seu tempo a convertia em incapaz de que Deus a usasse em tarefas importantes. Mas Deus escolheu a Maria para um dos atos maiores de obediência que jamais tenha demandado de alguém.
1.30, 31 A bênção de Deus não traz consigo êxito, fama nem favor automáticos. Sua bênção sobre Maria, a honra de ser a mãe do Messias, produziria-lhe muita dor; seus parentes escar- neceriam dela; seu prometido estaria a ponto de deixá-la; rechaçariam e matariam a seu filho. Mas através de seu Filho, viria a única esperança do mundo e por isso a Maria a elogiariam todas as gerações porque achou "graça diante de Deus". Sua submissão conduziu à nossa salvação. Se sua bênção lhe conduzir à tristezas, pense em Maria, e espere com paciência que Deus acabe o plano no qual trabalha.
Comentário da Bíblia Diário VIVIR.
Aqui temos um relato da mãe de nosso Senhor; embora não devamos orar a ela, de todos os modos devemos louvar a Deus por ela. Cristo devia nascer miraculosamente. O discurso do anjo somente significa: "Salve, tu que és a escolhida e favorecida especial do Altíssimo para ter a honra que as mães judias desejaram por tanto tempo". Esta aparição e saudação prodigiosos atordoaram a Maria. O anjo lhe assegurou então que ela tinha achado favor com Deus e que seria a mãe de um filho cujo nome ela devia chamar de Jesus, o Filho do Altíssimo, um em natureza e perfeição com o Senhor Deus. Jesus! O nome que refresca os espíritos desfalecentes dos pecadores humilhados; doce para pronunciar e doce para ouvir, Jesus, o Salvador. Não conhecemos sua riqueza e nossa pobreza, portanto, não corremos a Ele; não percebemos que estamos perdidos e perecendo, em consequência, Salvador é palavra de pouco deleite. Se estivermos convencidos da imensa massa de culpa que há em nós, e a ira que pende sobre nossas cabeças, preste a cair sobre nós, seria nosso pensamento contínuo: É meu o Salvador? Para que possamos achá-lo, devemos pisotear todo o que estorva nosso caminho a Ele. A resposta de Maria ao anjo, foi a linguagem da fé e humilde admiração, e ela não pediu sinal para confirmar sua fé. Sem controvérsia, grande foi o mistério da santidade, Deus manifestado em carne (1 Tm 3.16). A natureza humana de Cristo devia produzir-se dessa forma, para que fosse adequada para Aquele que seria unido com a natureza divina. Devemos, como Maria aqui, guiar nossos desejos pela palavra de Deus. E em todos os conflitos ,devemos lembrar que nada é impossível para Deus; e ao lermos e ouvirmos suas promessas, convertamo-las em orações: "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra". Comentário Mathew Henry.
1.26 Nazaré: Naquele tempo era um povoado pequeno nas montanhas da Galileia, no norte da Palestina.
[17]  1.27 Desposada com... José: quer dizer, que estavam sob compromisso formal e legal, mas sem que o matrimônio propriamente dito se realizasse; veja Mt 1.18 nota I.
[18]  1.28 Salve! Literalmente, te alegre, que em grega era uma saudação de uso comum. Muito favorecida: literalmente cheia de graça.
[19]  1.28 Em diversos MS.(manuscritos) não aparece: bendita você entre as mulheres.
[20]  1.31 Neste verso, há uma clara alusão a Is 7.14. O nome Jesus ocupa o lugar do Emanuel. Jesus significa "Jeová (o Senhor) salva". Cf. MT 1.21-23.
[21]  1.32-33 A explicação do anjo alude a 2 Sm 7.9,12-14,16; Is 9.7; Miq 4.6-7.
[22]  1.34 Não conheço varão: Nas línguas bíblicas, conhecer significa também ter relações sexuais. (Assim aparece no original em Gn 4.1; 19.8; Jz 11.39; MT 1.25).
[23]  1.35 A expressão virá sobre ti faz alusão a textos do AT em que a presença de Deus aparece simbolizada por uma nuvem que  pousa em um lugar (Ex 24.15-18; 40.35). Cf. também Lc 9.34-35 e paralelos.
[24]  1.35 MT 1.18-21.
[25]  1.37 Gn 18.14; Jr 32.17,27.
 [28]  1.46-55 O hino da Maria, chamado o "Magníficat" pela primeira palavra de sua tradução ao latim, tem a forma de um salmo hebreu e emprega muitas expressões do AT. Veja-se especialmente o hino da Ana em 1 Sm 2.1-10; note-se também Sl 113.5-9.
1) Mãe de Jesus e esposa de JOSÉ. 2) (Mt 1.18-25), da LINHAGEM de Davi (Lc 1.27; Rm 1.3). Ela é “bendita entre as mulheres” (Lc 1.28,42,48). Após o anúncio do anjo (Lc 1.26-38), Maria engravidou pelo poder do Espírito Santo (Mt 1.18) e deu à luz a Jesus, em Belém (Lc 2.4-7). Ela guardou em seu coração os fatos extraordinários relacionados com o nascimento de Jesus (Lc 2.15,19,51). Ela esteve com Jesus no casamento em Caná (Jo 2.1-12). Quando Jesus foi crucificado, ela estava presente, e então ele a confiou aos cuidados de João (Jo 19.25-27). Finalmente, ela é mencionada com os primeiros cristãos (At 1.14).

Dicionário da Bíblia de Almeida.

Min. Ev. Carlos Cesar Bittencourt

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Crescimento da Igreja I

Com humildade de alguém que tem visto a Glória do Senhor e a multiplicação e a extinção de muitos ministérios, que pereceram na mornidão, de cultos e igrejas voltadas para o social, a ritualística e a sensualidade , ( cultos voltados para as emoções e sentidos) e a tecnologia, tecerei algumas sugestões:
1ª Sua igreja faz encontros de casais? Procure alcançar os casais com problemas, não cristãos, etc...De preferência conhecidos dos membros.
2ª Sua Igreja se reúne em grupos de comunhão? Procure remir o tempo, de modo que haja dias de compartilhamento de problemas, testemunho, aconselhamento, lazer juntos, visitas aos necessitados, doentes e enlutados e pessoas vizinhas que morem sozinhas e não tenham apoio de suas famílias.
3ª Marque um dia com os líderes em potencial para estudarem a Bíblia, e adquirirem conhecimentos básicos de doutrinas e evangelização.
4ª Procure meios de realizar cultos, e eventos direcionados às faixas etárias: crianças, adolescentes , jovens, adultos, e idosos, em que líderes, e  ou mensageiros e mensagens tenham experiência e bom testemunho acerca dos assuntos afins.
5ª Realizem periodicamente, institutos e seminários de curta duração, para pregadores, evangelistas, músicos, líderes de crianças. Lembre-se investimento em vidas é retorno em vidas. Existem muitos missionários voluntários que realizam essas atividades.
6ª Realizem periodicamente encontros de oração com sua liderança da igreja, pastores, presbíteros, diáconos, evangelistas, e missionários, devem ser amados, servidos e ouvidos, para o bom andamento da obra de Deus. Não podemos liderar quem não conhecemos.

7ª Quando abrir novas frentes de qualquer tamanho, supervisione, o trabalho, não só através de relatórios, mas enviando supervisão ao vivo.   
Sermão: Enoque. O homem que andava com Deus.
Texto: Genesis 5: 1 a 24: Básico Gn 5: 18 a 24
Filho primogênito de Jarede,(Descida), Neto de Maalalel ( O Deus Bendito), pai aos 65 anos, de,
 Matusalém. Nome do Heb. Chanowk, (dedicado, consagrado, Strong), Ensinando (LTT), Andou com Deus 300 anos e gerou filhos e filhas.
Viveu 365 anos andando com Deus, e foi arrebatado( NVI), Deus o tomou para si (JFA-RC). Foi arrebatado, não experimentou a morte. Hb 11:5
Uma biografia sucinta, e grandiosa.Um nome abençoado.Uma vida dedicada a Deus.

1 - A vantagem do andar com Deus: Ele ama e honra os que o buscam.
Ele é fiel ao que nos promete.
Ele não retira seus dons.
Ele nós dá sempre, muito mais que precisamos e pedimos.
Ele não lança em rosto nossas falhas.
Ele aceita o nosso arrependimento, perdoando-nos e restaurando-nos.
2 - Os privilégios de andar com Deus.
Autoridade reconhecida e respeitada. Família abençoada, o filho que viveu mais. Dons de Deus.
Intercessão pelos seus e outros. Abraão – por Sodoma e Gomorra, pelo sobrinho.Ló.
Davi – socorro no tempo de angústia. Perdão e restauração quando falhar e se arrepender.
Ló e Noé, preservação nas catástrofes naturais.
Isaque – benção no seu trabalho. E para os seus liderados.
Discernimento, direção e sucesso, nas batalhas da vida. Abraão, Davi, Gideão, Sansão. Paulo.Pedro e João na cadeia.
3 - As prioridades do que anda com Deus. Escolhas.
Primeiro o Reino de Deus. Sua Palavra, Seu povo, Sua Obra, Sua presença.
Primeiro a sua chamada.
Cuidado e ensino da sua família.
Honrando seus líderes.
Amando e servindo seus irmãos, amigos, liderados, subalternos.

4 - Os galardões do que anda com Deus. Promessas.
Ilustração:
Enoque passeava com Deus, e depois de vários dias e distante de casa, Deus lhe propôs: _” Vem para minha casa!” E ele foi.
Salvação de nossa família. Atos.
Unção na hora de usar da palavra diante das autoridades.
Frutificar nosso trabalho em sua obra.

Abrir portas e despertar pessoas, para nossa manutenção e alimentação. Elias, Paulo.

Miss. Carlos Cesar Bittencourt.

domingo, 15 de setembro de 2013

Three Minutes with The Bible

Three minutes with the Bible. The text of gold of the Bible.
John Chapter 3 ( three), 16 (verse sixteen ), we use the text of the New International Version of the Bible.
The Bible says ( ler o Texto)
“For God so loved the world that he gave his one and only
Son,  that whoever believes in him
shall not perish but have eternal life.NIV
I will speak three things that I have faith that  change my life.
1st -  God so love the world. God love the world a lot. Then god loved me and you and a lot of all the human beings.
2sd -God  show your graith love with a act of extreme  kindness. God gave  the your only  Sons` life for us.
I don`t know all the secrets.I can`t understand  it, and because God made that. But that  truth change my life, and can change yours.
3rd - God gave your Son that that  all that has faith in him, not die but he  has eternal life. Several  things gott my atention  in this text.Vital things for us today.
That there life besides the grave.
( Revisar - And you can say: that is a really, because not the life after a death. If  you have a faith that life stop  there in the grave, Jesus is a lieman?
Or that the faith in Jesus and your death, conduit us for the eternal life?)
Do you say that belief in Jesus Christ existence, but not in the objective of your death?
(if anything   ignore your sacrifyce in the cross, will  take a risk to lose the promisses that  are writes in gospel of Jonh, chapter 10 verses 26 and 27 ? (Blog 25 a 29)
 My sheep listen to my voice; I know them, and they follow
me.I give them eternal life, and they shall never perish; no one can snatch them out of my hand.
and John chapter (eleven)11: verses 25 and 26.
Jesus said to her, “I am the resurrection and the life. He who
believes in me will live, even though he dies; and whoever lives and believes in me will never die. Do you believe this?”

Pray with me please: Lord Jesus I reconize that I am a sinfull , and I`ll want to have life though you r sucryfice and death for me for me in the cross) and of your death, save my soul (life) that I give  you now, in your holy name.Amem!
finding 20:44, 24-07-13