segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Estudo Bíblico.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
Reflexão Pr. Luiz Sayão
Maior progresso? Mais tecnologia? Não tem jeito. A fé reaparece no dia a dia. Streamings? Diversão? Netflix? Warner? IA dominará a sabedoria? Ninguém vence a teologia! Sempre retorna à sombra da cruz, anunciando Jesus! Na época do Natal torna-se pra lá de especial.
O Criador se deu a conhecer. O infinito invadiu o tempo. O Eterno fez-se caber na história e na criação. Mas é possível retratar o Sagrado ao sabor da razão? Essa ousadia perigosa, cativante é a teologia. É transformar o inefável em algo palatável. A invasão divina em nossa pobre morada é linda. Traz certeza para nossa insegurança com a sã doutrina. Traz confronto e conforto espiritual e emocional para o coração: cura e perdão. Traz mistérios que humilham a razão e nos fazem ajoelhar, contemplar e adorar. Traz narrativas entremeadas de experiências existenciais que tiram de nós risos e lágrimas capazes de perscrutar o íntimo e nos dar sentido à vida em festa intraduzível. Dá vontade de abraçar o mundo e abençoar as pessoas com a graça do Evangelho. Tudo isso pela incrível mediação das palavras: o poder único do discurso divino. A forma concreta de provar o sabor da invasão do céu é a Santa Palavra de Deus. Somos o povo do livro. Sua narrativa subversiva contra o mal desafia a realidade e nos insere numa santa loucura que vencerá a ordem presente e trará o Reino absoluto de Deus no desfecho teológico na eternidade.
Entrar na teologia é estar na matrix, num filme: você acha que sabe alguma coisa, e de repente, o Diretor sorri ao seu lado e tudo se revela. Por isso a Bíblia termina num filme. É outro streaming. Não é WARNER NEM NETFLIX. É APOCALIPSIX Canal 5: “Eu chorava muito, porque não havia ninguém digno de abrir o livro e de olhar para ele. Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus 7 selos”.” E “Eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação."
E eu? Pensei que era só estudar. Não sabia que ia entrar num coral com toda a criação e então para sempre adorar.
Pr. Luiz Sayão, Teólogo e linguista bíblico. Via Facebook.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Festas Natalinas e Outras: E Como Fica O Nosso Testemunho de Cristão?
Os festejos de Natal, aniversário, Dia das Crianças, a despeito de serem reputados a um bem intencionado congraçamento familiar, são datas muito melancólicas para mim. Criado num lar onde afetividade, carinho e respeito não existiam, nada nesses eventos me reportam ao Cristo nascido num lugar reservado aos animais nos lares pobres, posto num coche de alimentar os bichos domésticos, Cristo esse que criado num lar cheio de irmãos, amado pelos pais, que salvou as almas, e restaurou a saúde de muitos, demonstrando seu apreço pelos infantes, e depois deu Sua vida para a Salvação de todos os da sua época, e das gerações vindouras. Pessoas cuja maioria, reduziu Seu Nascimento, Obra, Mensagem e Sacrifício, à um personagem lúdico misto de idoso e palhaço, à uma árvore mítica, e comidas típicas, que nem todas as famílias podem comprar, numa comilança de pessoas que muitas vezes mal se toleram.
Ame sua familia! Respeitem seus genitores e avós! Lutem pela união baseada na fé no Jesus Cristo morto e ressurreto, Aquele que vive, reina e voltará. Maranatha!
Com amor pastoral.
De Pontos Na Vista. 01-12-2024 via Facebook.
Pr. Carlos Cesar Bittencourt
#Saveourpourandsufferingchildren
