Base bíblica. Mt. 15.24 ; Mt. 10.6 - 9.36 ; João 10.1-5 ; Hb. 13.20-21
Jesus fala de seu aprisco, isto é, do local onde as ovelhas são reunidas para receberem os cuidados necessários, onde são guardadas e protegidas dos perigos da noite. Seria uma espécie de curral, mas é mais que isto, é como um hospital, um restaurante, uma universidade ou um Lar.
Poderíamos dizer que o Aprisco é a casa das ovelhas. Elas saem para as diversas atividades e voltam para o aprisco, conduzidas, dirigidas e protegidas pelo pastor.
Quero comparar o aprisco das ovelhas de um rebanho com a igreja, que é o Rebanho do Senhor. Jesus é o Supremo Pastor (Heb. 13.20-27), nós todos somos suas ovelhas, formando um grande rebanho. Na igreja somos cuidados como num aprisco. Somos alimentados com a Palavra do Senhor (Ezequiel 34.31) que nos dá todos os nutrientes, vitaminas, cálcio, sais minerais, proteínas, carboidratos necessários. É no aprisco que recebemos as vacinas contra as moléstias que dizimam rebanhos e fazem as ovelhas sofrerem.
A igreja exerce sobre cada participante, um papel preponderante, insubstituível e vital. Na igreja a ovelha se fortalece, cresce, se multiplica e se torna bênção. É o local da aprendizagem, da instrução e do desenvolvimento do discernimento e da sabedoria que vem do Alto.
As ovelhas rebeldes, recalcitrantes, indóceis, fogem do aprisco e se tornam presas fáceis para o lobo devorador. Ao fugir da igreja o crente se enche de soberba, de vaidades, de orgulho e ao mesmo tempo de desânimo, de ódio, de maledicência e de perfídia e, portanto, de pecado.
Fora da igreja, o membro da igreja perde a comunhão, perde o vigor, perde a alegria e entristece o Pastor. Fora da igreja o crente alegra só o lobo. No aprisco as ovelhas podem dar o leite e a lã. Fora da igreja os crentes deixam de ser benção, deixam de servir a Cristo e passam a servir aos propósitos do lobo devorador que é Satanás. Mesmo que a ovelha fujona não seja devorada, o lobo ganha.
Ganha o enfraquecimento do rebanho.
Ganha na dúvida lançada pelo fujão que deixa transparecer que o aprisco não é bom, que o mundo é melhor.
Lança a dúvida de que a grama do vizinho é melhor. Deixa o aprisco se enfraquecer e dá vitória ao inimigo.
No aprisco do Senhor Jesus, que é a igreja, as ovelhas de Jesus, que somos nós, nos fortalecemos e passamos a fortalecer os pequenos, os novos, os recém-nascidos.
Viva no aprisco. Volte para o aprisco. Nunca se desvie nas curvas dos caminhos. Mantenha-se no aprisco, verdadeira igreja de Cristo.
Como Povo de Deus, seja ovelha no aprisco do Senhor.
Pr. Paulo Roberto Sória. Postagem no Facebook, 10/11/2024.