domingo, 15 de junho de 2014

REFLEXÕES NO EVANGELHO DE JOÃO CAPÍTULO 10: Jesus e o seu ofício Pastoral.

10.1 
1  NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.2  Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.3  A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

De noite, freqüentemente se juntavam as ovelhas dentro de um redil para proteger as de ladrões, do tempo ou de animais selvagens. Os redis eram covas, apriscos ou áreas abertas rodeadas de paredes construídas de pedras ou ramos. Pelo general, o pastor dormia dentro do redil para proteger as ovelhas. Do mesmo modo que um pastor cuida de suas ovelhas, Jesus, o Bom Pastor, cuida de seu rebanho (quem o segue). O profeta Ezequiel, ao predizer a vinda do Messías, chamou-o pastor (Eze 34:23).

10.7
7  Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

No redil, o pastor cumpria a função de porta, permitindo a entrada às ovelhas e as protegendo. Jesus é nossa porta para salvação de Deus. Oferece o acesso ao amparo e à segurança. Cristo é o nosso protetor. Algumas pessoas levam a mal que Jesus seja a porta, O único caminho de acesso a Deus. Mas Jesus é O Filho de Deus. Por que teríamos que procurar outro caminho ou por que quereríamos uma forma de abordar a Deus feita a nossa medida e entendimento?

10.10
10  O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Em contraste com o ladrão que vem para arrebatar a vida( O diabo), Jesus dá vida. A vida que Ele dá agora é abundantemente mais rica e plena. É eterna e, entretanto, começa imediatamente. A vida em Cristo se desfruta em um plano mais elevado devido a se lhe superabundarem perdão, amor e direção.Já aceitou a vida que lhe oferece Cristo?

10.11, 12
11  Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.12  Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

  O assalariado cuida as ovelhas por dinheiro, enquanto que o pastor o faz por amor. O pastor é o dono das ovelhas e se dedica a elas. Jesus não só leva a cabo uma tarefa, mas sim está dedicado a nos amar e inclusive a dar sua vida por nós. Os falsos professores e profetas não têm esta dedicação.


10.16
16  Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

As "outras ovelhas" eram os gentios. Jesus veio para salvar a gentios e judeus por igual. Esta é uma revelação de sua missão mundial: morrer pelos pecados do mundo. A gente tende a querer limitar as bênçãos de Deus a nosso grupo, mas Jesus não aceita que o limitem as barreiras que erigimos.

10.17, 18
17  Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.18  Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.

A morte e a ressurreição de Cristo, como parte do plano de Deus para a salvação do mundo, estavam totalmente sob o controle de Deus. Ninguém podia matar a Jesus sem seu consentimento.

10.19, 20
19  Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras.20  E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?

Se Jesus só tivesse sido um homem, suas declarações de que era Deus teriam provado sua loucura. Mas seus milagres demonstraram que suas palavras eram certas: Ele verdadeiramente era Deus. Os líderes judeus não viam além de seus próprios prejuízos e olhavam a Jesus unicamente de uma perspectiva humana: Jesus confinado a um corpo humano. Mas Jesus estava limitado a esta visão restringida.

10.2829
28  E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.29  Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

Do mesmo modo que um pastor protege suas ovelhas, Jesus protege a seu povo do dano eterno. Apesar de que é de esperar que os crentes sofram na terra, Satanás não pode danificar suas almas nem lhes tirar sua vida eterna com Deus. Existem muitas razões para sentir temor aqui na terra porque este é o território do diabo (1Pe 5:8). Mas se decide seguir a Jesus, Ele lhe dará segurança eterna.
( Extraído dos Comentários da Bíblia Diário Vivir - Espanhol)
Min.Ev.Carlos Cesar Bittencourt.